Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Em silêncio. Assim se tenta resgatar alunos de uma escola no México

Até ao momento, há 22 mortes confirmadas e 30 pessoas ainda estão desaparecidas nesta escola do sul do México. O balanço total de vítimas mortais, até ao momento, é de 230.

Em silêncio. Assim se tenta resgatar alunos de uma escola no México
Notícias ao Minuto

07:53 - 21/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Terramoto

Em silêncio – é deste modo que as autoridades, voluntários e vizinhos estão a trabalhar numa missão de salvamento no sul de uma cidade do México, onde os esforços se concentram em tirar crianças e adolescentes dos escombros de uma escola.

De acordo com os oficiais responsáveis pelo salvamento, citados The Guardian, “só em silêncio é que os socorristas podem detetar os gritos nos escombros”.

No entanto, há momentos em que as emoções extravasam e se quebra o silêncio. Tal como aconteceu ontem, por voltas das 16h30 locais quando um trabalhador, em cima de um camião de descarga de entulho, levanta a mão e grita que encontrou duas meninas vivas. De imediato os aplausos ecoaram no ar.

Durante a noite, os socorristas trabalharam com o objetivo de resgastar Frida Sofía, de oito anos. Durante o salvamento, a criança informou as autoridades de que estava em contacto com cinco amigos que estariam no terceiro andar da escola na altura do sismo.

A tragédia na escola Enrique Rébsamen é um exemplo da destruição desencadeada pelo terramoto. E o presidente do México, Enrique Peña Nieto, não quis deixar de a visitar ontem à noite, altura em que informou os meios de comunicação presentes de que, até ao momento, 20 crianças tinham morrido, juntamente com dois funcionários e 30 pessoas ainda estavam desaparecidas naquele estabelecimento de ensino. 

O balanço total de vítimas mortais resultantes do sismo de terça-feira é, até ao momento, de 230.

Segundo as autoridades mexicanas, citadas pela agência noticiosa Efe, das 230 mortes, 100 ocorreram na Cidade do México, 69 em Morelos (onde foi o epicentro do sismo), 43 em Puebla, 13 no Estado do México, quatro em Guerrero e um Oaxaca.

Recorde-se que o terramoto ocorreu depois de, no passado dia 7, um sismo de magnitude 8.2 - o mais forte desde 1932 -, ter causado 98 mortos no sul do país e coincidiu também com o 32.º aniversário do forte sismo que provocou milhares de mortos em 1985, tendo sido registado apenas duas horas depois de um simulacro de terramoto em todo o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório