Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

México: Equipas de resgate tentam há horas salvar menina de 8 anos

A menina pediu água aos socorristas. Tentativa de resgate complicada pelos destroços, existindo o perigo de nova derrocada, e por terem sido detetados mais três corpos com vida.

México: Equipas de resgate tentam há horas salvar menina de 8 anos
Notícias ao Minuto

23:00 - 20/09/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Terramoto

Uma menina de oito anos de idade está viva nos escombros, há mais de 26 horas, e o México segue com ansiedade os trabalhos dedicados ao seu resgate. A criança está debaixo dos escombros da escola Enrique Rébsamen, a sul da capital do país, onde morreram 32 crianças.

A mãe da criança, Adriana Fargo, mantém viva a esperança, assim como outras mães que ainda nada sabem sobre os seus filhos. “Não há poder humano que possa imaginar a dor que atravesso”, indicou à AFP.

De acordo com o colombiano El Tiempo, as equipas de resgate detetaram a criança com recurso a um scanner térmico por volta das 9h (hora local). A criança pediu água e disse que não se conseguia mexer.

Os trabalhos para a remover duram há horas e podem demorar ainda mais por duas razões: um movimento errado pode fazer deslizar o escombros e foram detetadas mais três corpos com vida. O mexicano El Universal acrescenta que a criança está num espaço com 45 centímetros.

“Estamos muito, muito perto de pessoas que podem estar vivas. Trabalhamos com câmaras térmicas e com unidades caninas. Nesta altura, fazemos silêncio absoluto para poder ouvir os sobreviventes. Eles só podem gritar ou bater nas paredes”, explicou uma socorrista à mesma publicação.

O salvamento de Frida está ser acompanhado pela imprensa e pelos cidadãos com expetativa, dado que naquela escola terão morrido outras 32 crianças. A possibilidade do seu resgate traz alguma esperança de que possam ser encontradas mais crianças com vida.

Recorde-se que o terramoto de terça-feira, de magnitude 7,1 na escala de Richter, fez 225 mortos, de acordo com o último balanço. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório