Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Rajoy afirma que resposta ao "desafio" catalão é proporcional e adequada

O presidente do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, disse hoje que a resposta de Madrid perante o "desafio independentista na Catalunha" não pode ser outra acrescentando que a atuação do Estado é sensata, moderada e proporcional.

Rajoy afirma que resposta ao "desafio" catalão é proporcional e adequada
Notícias ao Minuto

10:03 - 20/09/17 por Lusa

Mundo Espanha

Rajoy respondia a uma questão do deputado Aitor Esteban, do Partido Nacionalista Basco (PNV) hoje no Parlamento.

Na mesma sessão, e após uma troca de argumentos entre o porta-voz da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), Gabriel Rufián, e o chefe do governo, o representante do PNV pediu a Rajoy para explicar a posição do Executivo sobre o "conflito" catalão.

Aitor Esteban, disse que Mariano Rajoy não pode "escudar-se atrás dos juízes ou procuradores" porque "o assunto não pode solucionar-se com ameaças" ou através da "força".

Rajoy disse ao porta-voz do PNV que um chefe de governo não pode "ir contra a lei, como fez Carles Puigdemont" (presidente do governo autónomo da Catalunha).

"A ninguém, no seu perfeito juízo, lhe agrada esta situação e muito menos a mim", disse Rajoy frisando que Puigdemont "passou por cima da lei".

A lei, insistiu Rajoy "tem de ser cumprida".

"Ninguém conte comigo para liquidar a unidade de Espanha e a soberania nacional, não é para isso que me dedico à vida política", advertiu.

As explicações de Rajoy não convenceram Esteban lamentado que "aquilo que era um problema económico" fruto das "ações" de Rajoy é "agora um autêntico conflito social com um claríssimo fundo nacional catalão".

O responsável do PNV acrescentou que a estratégia de Rajoy é a do "cumprimento da lei" e não de modificar a legislação.

Esteban disse também que a estratégia do governo do Partido Popular passa pelas ameaças contra a "liberdade de expressão" mandando a polícia contra os meios de comunicação social e as gráficas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório