Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Assim sopram os ventos antes da chegada do furacão Maria

O Maria afigura-se como um furacão extremamente perigoso e capaz de ventos catastróficos, segundo os meteorologistas.

Notícias ao Minuto

13:00 - 19/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Mau tempo

O furacão Maria, classificado na categoria 5, a escala máxima, que depois de ter atingido a pequena ilha francesa de Dominica, nas Antilhas Menores, perdeu intensidade, voltou a ganhar força ao início do dia de hoje, apresentando ventos máximos sustentados de até 260 quilómetros por hora.

Em Nevis, uma pequena ilha das Antilhas, nas Caraíbas, os ventos que antecedem a previsível chegada do furacão Maria já se fazem sentir.

Um deputado da ilha, Hon. Mark Brantley, partilhou no Twitter um vídeo do estado do tempo. “Nevis, no dia da nossa independência, a sentir os primeiros impactos do furacão Maria”, escreveu.

Ao início do dia, o Maria encontrava-se 100 quilómetros a oeste-sudoeste da ilha de Guadalupe e deslocava-se para oeste-noroeste a 15 quilómetros/hora.

Os meteorologistas assinalam que um furacão da categoria 5 é extremamente perigoso e capaz de ventos catastróficos, adiantando que são esperadas variações na intensidade e que é possível um fortalecimento da tempestade à medida que se move sobre as águas quentes das Caraíbas nas próximas horas e dias. Estima-se que o Maria chegue a Porto Rico e às Ilhas Selvagens. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório