Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Pelo menos quatro menores mortos em bombardeamento no Iémen

Quatro menores, com idades entre os 7 e os 15 anos, foram mortos no Iémen num bombardeamento atribuído aos rebeldes 'huthis', que teve como alvo um bairro da cidade de Taëz (sudoeste), informou hoje um responsável local.

Pelo menos quatro menores mortos em bombardeamento no Iémen
Notícias ao Minuto

09:05 - 19/09/17 por Lusa

Mundo Rebeldes

Já na sexta-feira, três crianças -- incluindo duas que estavam a jogar futebol -- foram mortas e nove ficaram feridas naquela cidade, a terceira do Iémen sitiada pelos rebeldes pró-iranianos.

Na noite de segunda-feira, o bombardeamento visou Al-Jamaliya, um dos bairros mais antigos de Taëz, situado no leste da cidade, disse à AFP um responsável local.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR) reagiu ao primeiro bombardeamento que matou três crianças.

"Não podemos fechar os olhos sobre o número crescente de civis feridos ou mortos na sequência de ataques indiscriminados", disse o CICR num comunicado publicado no domingo.

Por sua vez, a organização Human Rights Watch (HRW) recordou na segunda-feira que Taëz estava a pagar um "preço elevado" no conflito, marcado por "numerosos crimes de guerra", que são cometidos quando "o mundo está bastante silencioso".

A HRW lamentou que o Conselho dos Direitos do Homem da ONU, reunido em Genebra, não tenha concordado em abrir uma investigação internacional independente sobre as violações das leis da guerra no Iémen.

O conflito opõe, há três anos, os rebeldes 'huthis' -- aliados ao ex-Presidente Ali Abdallah Saleh e que controlam sobretudo o norte do Iémen --, às forças pró-governamentais, ajudadas nomeadamente pela Arábia Saudita e que se reagruparam no sul.

Desde março de 2015, o conflito causou cerca de 8.400 mortos e 48.000 feridos, incluindo numerosos civis, e provocou uma grave crise humanitária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório