Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Autarca de lampedusa, Itália, queixa-se de imigrantes

O novo autarca de Lampedusa, Totò Martello, disse hoje que a ilha tem problemas graves de ordem pública, devido ao comportamento de imigrantes "descontrolados", e pediu o encerramento do centro de identificação local.

Autarca de lampedusa, Itália, queixa-se de imigrantes
Notícias ao Minuto

11:32 - 17/09/17 por Lusa

Mundo Refugiados

O presidente da Câmara de Lampedusa, ilha italiana que se converteu na porta de entrada na Europa para os imigrantes e símbolo de acolhimento, descreveu hoje numa carta a situação de "abandono" em que, disse, vive a ilha.

Segundo o responsável, 180 imigrantes tunisinos em Lampedusa circulam livremente pela ilha e ninguém intervém para comprovar se residem no centro de identificação.

"Muitos embebedam-se nos bares, incomodam as jovens, insultam. Recebo dezenas de turistas com medo, os proprietários dos hotéis e restaurantes sofrem a situação todos os dias e já não se pode mais", disse.

Segundo o autarca a denúncia não tem a ver "com racismo ou intolerância" mas sim com o "respeito pela ordem pública e pelas regras".

Perante a situação o responsável pediu a intervenção do ministro do Administração Interna, Marco Minniti, e o encerramento do centro de identificação da ilha.

As declarações de Martello foram já criticadas pela anterior autarca Giusi Nicolini, que disse que o seu sucessor "quer fazer terrorismo".

Segundo Nicolini, de acordo com as queixas apresentadas nas autoridades policiais apenas houve um roubo numa loja de frutas e verduras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório