Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Espanha usa cães em doentes com Alzheimer e consegue benefícios

Espanha está há cinco anos a utilizar cães em doentes com Alzheimer, uma intervenção que conseguiu já benefícios a nível afetivo e emocional, segundo a investigadora responsável pelo projeto, Elisa Redondo, que estará esta semana em Portugal.

Espanha usa cães em doentes com Alzheimer e consegue benefícios
Notícias ao Minuto

10:14 - 17/09/17 por Lusa

Mundo Iniciativa

"Os objetivos principais que trabalhamos são a ativação de emoções positivas, a reminiscência, a promoção da afetividade e socialização", explicou à agência Lusa a investigadora e terapeuta Elisa Pérez Redondo, responsável pela intervenção assistida com cães do Centro de Referência Estatal de Espanha dedicado a pessoas com demências.

Elisa Pérez Redondo vem esta semana a Lisboa partilhar a sua experiência na cimeira internacional sobre Alzheimer, que decorrerá a partir de segunda-feira na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Em resposta escrita à Lusa, a terapeuta adianta que os cães usados nesta intervenção com doentes com demência "têm uma educação e caraterísticas concretas" para desenvolver o trabalho, que é orientado por pessoas da área social e da saúde e que têm formação específica.

"O que torna única a intervenção assistida com cães é o benefício que consegue a nível afetivo e emocional, é o uso de cães como instrumento motivador, sempre complementado com os restantes tratamentos", referiu Elisa Redondo.

Desde 2012 até agora, o Centro de Referência Estatal para o Alzheimer já desencadeou quatro investigações na intervenção com cães e, no total, recebeu mais de 120 doentes.

Os resultados dos estudos feitos mostram que durante a intervenção com os animais os doentes têm uma redução da tensão arterial, exibem menos comportamentos disruptivos e mostram condutas sociais e emocionais mais positivas.

Atualmente, está a decorrer uma outra investigação que compara os comportamentos emocionais e sociais dos doentes durante as terapias farmacológicas e o seu estado durante sessões individuais com um robot terapêutico e sessões com cães.

Os doentes a incluir na intervenção assistida com cães têm de ter afeto e um interesse passado por animais e não podem ter medo de cães nem alergias ou problemas de saúde que impeçam o contacto com animais.

Segundo Elisa Redondo, os objetivos gerais da terapia com cães passam por ativar as emoções positivas, fomentar a autoestima, melhorar a motivação e atenção, ampliar a estimulação sensorial e a socialização. Também se procura dar apoio na psicomotricidade fina e na coordenação motora.

A importância dos cães neste projeto estatal é tão central que os animais têm direito a apresentação no site da instituição. Atualmente, fazem parte deste projeto cinco cães: dois labradores, com sete e três anos, um golden retriever de quatro anos, um teckel de dois anos e um cão sem raça específica de cinco meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório