Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Um iceberg gigante começou a deslocar-se no mar da Antártida

Tem cerca de 5.800 km quadrados e triliões de toneladas.

Um iceberg gigante começou a deslocar-se no mar da Antártida
Notícias ao Minuto

21:10 - 16/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Imagens

Consegue imaginar um iceberg quatro vezes maior do que Londres? Pois bem, existe e está à deriva no mar da Antártida, conforme relevam imagens de satélite.

De acordo com a informação dada por especialistas ao The Independent, os icebergs podem permanecer no mesmo lugar durante décadas, dependendo das correntes marinhas e da topografia do fundo do mar. No entanto, este icerberg massivo parece estar a mover-se.

O A68, como foi apelidado, tem cerca de 5.800 km quadrados e triliões de toneladas. Por isso, é um dos maiores icebergs que já se registou até hoje.

Stef Lhermitte, professor na Universidade de Delft, na Holanda, publicou no Twitter algumas imagens de satélite onde é visível o iceberg e escreveu: “Depois de algum movimento inicial de ida e volta, o iceberg A68 parece agora estar à deriva".

As autoridades estão preocupadas com a possibilidade de o iceberg se dividir em pedaços menores que se podem deslocar para zonas de circulação marítima. “Caso este se divida, será difícil rastrear em satélite, o que pode representar um risco significativo para os navios”, afirmaram as autoridades ao meio de comunicação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório