Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cerca de 30 personalidades em defesa dos rohingyas

Cerca de trinta laureados com o Nobel, ex-presidentes e ministros dos negócios estrangeiros pediram hoje a intervenção imediata do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para impedir os "crimes contra a humanidade" que sofrem os rohingyas em Birmânia.

Cerca de 30 personalidades em defesa dos rohingyas
Notícias ao Minuto

16:10 - 13/09/17 por Lusa

Mundo Segurança

"A tragédia humana e os crimes contra a humanidade que estão a acontecer na região de Arakan (estado de Rakhine) na Birmânia precisam de intervenção imediata", disseram numa carta aberta, lançada hoje em Daca pelo escritório do prémio Nobel da Paz Muhammad Yunus, do Bangladesh.

Yunus, além de outras 26 personalidades, incluindo uma dúzia de prémios Nobel como a ativista paquistanês Malala Yousafzai, assinaram a carta pedindo medidas "efetivas" e advertem que, caso contrário, a situação vai piorar.

Os signatários pedem ao Conselho de Segurança que pressione Myanmar (antiga Birmânia) a implementar as recomendações feitas, em agosto, pela Comissão presidida pelo antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan.

A Comissão propõe abordar os direitos do rohingyas para resolver a violência sectária, com medidas como acelerar o processo de verificação de cidadania e considerar a concessão de nacionalidade por naturalização.

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se hoje para discutir a violência na Birmânia, uma reunião urgente reclamada pelo Reino Unido e Suécia em resposta às crescentes preocupações da comunidade internacional.

Os rohingyas são considerados apátridas na Birmânia.

A violência contra os rohingyas escalou desde o ataque, no dia 25 de agosto, contra três dezenas de postos da polícia pela rebelião, o Exército de Salvação do Estado Rohingya (Arakan Rohingya Salvation Army, ARSA), que defende os direitos da minoria.

A ONU estima que mais de um milhar de pessoas, maioritariamente da minoria muçulmana rohingya, pode ter morrido devido à violência no estado de Rakhine, um número duas vezes superior às estimativas das autoridades da Birmânia, e mais de 370 mil já atravessaram a fronteira para o Bangladesh para fugir à violência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório