Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Jornalistas captam momento em que olho do furacão passou por Naples

Furacão Irma desceu agora para a categoria 2, segundo o Centro de Furacões dos Estados Unidos, mas continuará a avançar para norte e com perigo.

Jornalistas captam momento em que olho do furacão passou por Naples
Notícias ao Minuto

23:17 - 10/09/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Florida

O olho do furacão Irma passou este domingo em Naples, na costa oeste da Florida. De acordo com o Centro de Furacões dos Estados Unidos, acabou de descer para a categoria 2. A viajar a 19 quilómetros/hora, continuará a avançar para norte, com possibilidade de tempestade no mar em Naples e Marco Island.

Ed Pilkington, jornalista do The Guardian, que se encontra em Naples, num hotel evacuado, teve a possibilidade de sair à rua quando o olho do furacão passou no local. “Tivemos agora uma experiência única. Estivemos recolhidos na última hora com ventos violentos de 160 km/h mas saímos agora do nosso hotel evacuado para a rua. A razão pela qual pudemos fazer isso é porque estamos agora no olho do furacão – literalmente”, relatou.

“De repente tudo ficou claro e calmo, e ao sair à rua pudemos ver uma parte da destruição com várias árvores caídas. O vento está tão calmo que é como nunca se tivesse passado nada. Não vai durar, no entanto. A parede sul do olho está quase a chegar aqui e vamos ser atacados de novo”, acrescentou.

Em baixo, um vídeo da jornalista Erika Glover, da NBC, e um de Ed Pilkington, na mesma localidade, mostrando duas realidades distintas, que mostram as diferentes fases da passagem da tempestade.

O olho do furacão está, nesta altura, a oito quilómetros a norte de Naples e a 48 quilómetros a sudeste de Fort Myers com ventos máximos de cerca 170 km/h.

O Centro de Furacões dos Estados Unidos alertou que o Irma vai manter-se forte, à medida que se desloca para norte. A população foi aconselhada a afastar-se da água, uma vez que as inundações podem alternar entre 3,5 a 5 metros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório