Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Harvey e Irma, casados há 75 anos, não esperavam ver o seu nome temido

Harvey e Irma partilham os seus nomes com dois furacões que atemorizam o Atlântico Norte e o Golfo do México.

Harvey e Irma, casados há 75 anos, não esperavam ver o seu nome temido
Notícias ao Minuto

22:13 - 09/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

O adorável casal da imagem chama-se Harvey e Irma Schluter e são naturais de Spokane, em Washington. Algo inconsequente, não fossem ser estes os nomes de dois furacões que nesta altura fazem os títulos das notícias por todo o mundo. Casados há 75 anos, Harvey tem 104 anos e Irma vai fazer 93 em novembro. Nunca nenhum dos dois assistiu a tanto destaque dado aos seus nomes.

“Não sei como é que eles fizeram isso, chamarem Harvey e Irma. Não sei como é que isso terá acontecido”, afirmou Irma Schluter.

A explicação é até bastante simples. Desde 1979 que a Organização Meteorológica Mundial (OMM) não só dá os nomes ao furacões que vão surgindo durante o ano por ordem alfabética, como ainda alterna entre nome masculino e feminino, diz o New York Times. A seguir ao ‘H’ vem o ‘I’, o resto ficou a cargo do acaso.

Mais curioso ainda é que há seis listas de nomes que vão sendo alternadas, ou seja, os nomes dos furacões menos destrutivos deste ano vão voltar a ser usados em 2023. Só os nomes de furacões mais mortíferos ou que causem mais danos (como o furacão Katrina, de 2005) são eternizados e, portanto, retirados nas listas, sendo substituídos por outro nome começado pela mesma letra.

Harvey e Irma, o casal, conheceram-se na década de 40 e já passaram por grandes momentos da história do século XX, como a Grande Depressão ou a chegada de Neil Armstrong à lua. No início deste ano fizeram 75 anos de casos, um feito histórico que até deu notícia, localmente. Agora recebem novamente chamadas da imprensa, mas porque têm os nomes mais temidos dos Estados Unidos, neste momento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório