Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Terramoto fez até agora mais de 30 mortos, não há registo de portugueses

O terramoto que abalou o México matou mais de 30 pessoas. É o mais recente balanço do sismo com maior intensidade do século naquele país.

Terramoto fez até agora mais de 30 mortos, não há registo de portugueses
Notícias ao Minuto

13:19 - 08/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo México

O balanço mais recente das vítimas mortais do sismo de 8.4 sentido no México na madrugada desta sexta-feira, dá conta de 33 mortos, segundo a BBC. Já a Reuters avança com 32 vítimas mortais. Durante a manhã, este total tem sido revisto em alta por diversas vezes, sendo o número cada vez mais trágico. É expectável que continue a subir.

Vinte e três pessoas perderam a vida em Oaxaca, segundo informação prestada pelo governador. Há mais sete mortos a registar no estado de Chiapas, entre eles duas mulheres atingidas em San Cristobal por uma casa e por um muro que colapsaram.

À lista de perdas humanas juntam-se duas crianças que se encontravam no estado de Tabasco.

Uma criança foi atingida por uma parede e um bebé morreu quando o ventilador a que estava ligado, num hospital pediátrico, se desligou devido à falha de eletricidade.

Em princípio não haverá portugueses na costa sul do México

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, fez saber que, em princípio, não haverá portugueses na região afetada pelo sismo. Já o embaixador português no México, Jorge Roza de Oliveira, tinha afirmado o mesmo à agência Lusa. "Não haverá portugueses entre as vítimas" deste sismo, adiantou.

Refira-se que a intensidade do abalo não é consensual. Enquanto o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estabeleceu a magnitude em 8.1,  há informação de centros que estão a registar magnitudes de 8.2 e de 8.4.

Ainda a este propósito, três réplicas com magnitudes entre 5.2 e 5.4 foram registadas em toda a rede sísmica portuguesa, segundo adiantou à Lusa Fernando Carrilho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Entretanto, a localidade de Puerto Madero, em Chiapas, foi evacuada na sequência do alerta de tsunami.

O Presidente do México, Enrique Peña Neto, advertiu hoje a população para a possibilidade de, nas próximas 24 horas, se registar uma forte réplica. Em declarações ao canal de televisão Televisa, Peña Nieto disse que os mexicanos precisam de estar muito atentos e que a réplica pode superar a magnitude de 7 na escala de Richter, após recordar que em 1985 ocorreu uma réplica muito potente, de 7.5, um dia depois do primeiro grande sismo de magnitude 8.1.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico ativou um alerta para o México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

E o furacão Irma?

O Irma, o mais poderoso furacão atlântico numa década, fez no total pelo menos 19 mortos, segundo as informações divulgadas até ao momento pelas diferentes autoridades envolvidas.  Além dos nove nas Antilhas Francesas, registaram-se quatro mortos nas Ilhas Virgens Americanas, três em Porto Rico, dois em Barbado e um em Anguilla.

O furacão baixou nas últimas horas de categoria 5 para 4 na escala de Saffir-Simpson e dirige-se para a Florida, sudoeste dos Estados Unidos.

O secretário de Estado das Comunidades indicou que não tem "registo de portugueses afetados" pelo furacão Irma, mas que houve dois pedidos de "apoio mais particular", em Cuba, que foram atendidos "de imediato".

Entretanto, cerca de 280 portugueses foram transferidos de Cayo Coco e Cayo Guillermo para outras zonas de Cuba, informou hoje a Sonhando, que se apresenta como o principal operador de viagens de portugueses a Cuba.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório