Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Sismo de 8.4 no México fez vários mortos, incluindo crianças

Terramoto de 8.4 originou alerta de tsunami em oito países.

Sismo de 8.4 no México fez vários mortos, incluindo crianças
Notícias ao Minuto

07:59 - 08/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Terramoto

O sismo que abalou, esta madrugada, a costa sul do México fez seis mortos, entre eles duas crianças. O governador Arturo Nunez indicou que uma das crianças morreu na sequência da derrocada de uma parede, e a outra, um bebé, morreu num hospital pediátrico que ficou sem eletricidade, interrompendo o funcionamento do ventilador a que estava ligado.

As outras três mortes foram registadas no estado de Chiapas, em San Cristobal de las Casas. Segundo o jornal nacional La Prensa, em Chiapas foi reportada a morte de duas mulheres.

O terramoto teve uma magnitude de 8.4 na escala de Richter e fez emitir alerta de tsunami para oito países. O abalo teve o epicentro junto à fronteira com a Guatemala e sentiu-se na Cidade do México, capital do país. 

Inicialmente, foi referido que o terramoto havia tido uma intensidade de 8.1, entretanto atualizada para 8.4 na escala de Richter. Foram ainda registadas cinco réplicas de magnitudes 5.4 e 5.7.

O presidente do México, Enrique Peña Neto, advertiu já a população para a possibilidade de nas próximas 24 horas se registar uma forte réplica do terramoto.

O Centro de Alerta do Pacífico informa que o tsunami já se começou a formar. Os países sobre os quais incidem o alerta são México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

Saliente-se ainda que este foi o maior sismo registado na história do México, ultrapassando a magnitude do de 1985, que se estima tenha matado 10.000 pessoas.

As autoridades nacionais apelam aos populares para que usem as redes de telecomunciações apenas para contactos de emergência, de forma a evitar uma saturação. Comunicações via WhatsApp são uma alternativa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório