Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Corpo de Dalí foi exumado mas testes de ADN provam que não é pai de Pilar

Pilar Abel Martínez afirmava ser filha do pintor surrealista e defendia ter direito a parte da herança.

Corpo de Dalí foi exumado mas testes de ADN provam que não é pai de Pilar
Notícias ao Minuto

17:31 - 06/09/17 por Pedro Filipe Pina com Lusa

Mundo Espanha

Ao contrário do que defendia, Pilar Abel Martínez não é filha de Salvador Dalí.

O El País revela que já se conhecem os resultados dos testes de ADN levados a cabo após a exumação do corpo de Salvador Dalí. E as conclusões, destaca a Fundação Gala-Salvador Dalí, "permitem excluir Salvador Dali como pai biológico de Pilar Abel Martínez.

O corpo de Salvador Dali foi exumado no passado dia 23 de julho, numa decisão judicial a que a Fundação Gala-Salvador Dalí sempre se opôs. 

De acordo com especialistas que participaram na exumação do artista surrealista, falecido em 1989, com 85 anos, os restos mortais embalsamados estavam bem conservados - a começar pelo seu característico bigode, que se mantinha intacto mesmo ao fim de todos estes anos. Foram retiradas amostras para análise de cabelo, unhas, dentes e dos ossos, que permitiram chegar a esta conclusão.

Se os exames de ADN tivessem confirmado a paternidade de Dalí, Pilar Abel Martínez poderia reclamar 25% do património detido pelo artista, na altura da sua morte. O prejudicado, saliente-se, seria o próprio Estado espanhol, dado tratar-se do herdeiro universal designado por Dalí.

Pilar Abel Martínez afirmava ter nascido fruto de uma relação secreta amorosa, que teria ocorrido no verão de 1955.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório