Resolvido mistério das baleias que deram à costa no ano passado

No início do ano passado, 29 baleias deram à costa nas praias no Reino Unido e noutros países em redor do Mar do Norte. Investigadores da Universidade de Cambridge acreditam ter descoberto o motivo.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
06/09/2017 15:07 ‧ 06/09/2017 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Cambridge

Recorda-se das baleias que deram à costa, em janeiro e em fevereiro do ano passado, em Lincolnshire e em Norfolk? Pois bem, investigadores acreditam ter descoberto o motivo que justifica o aparecimento, em 2016, de 29 mamíferos nas praias do Reino Unido e noutros países em redor do Mar do Norte.

O International Journal of Astrobiology, editado pela Universidade de Cambridge, vem agora explicar que os cientistas acreditam que as baleias – assim como aves, por exemplo – usam campos magnéticos da Terra para ajudá-las a navegar quando migram.

Ora, de acordo com os investigadores, “a interrupção desses campos por tempestades solares pode levar a mudanças de latitude magnética de curto prazo que confundem os mamíferos”. Os responsáveis pelo estudo explicam que “as partículas de alta energia libertadas durante uma tempestade solar deformam o campo magnético da Terra".

Semanas antes de as baleias terem dado à costa, uma estação de medição norueguesa registou alterações nas mudanças na intensidade e na inclinação do campo magnético na região.

“É neste ponto crucial que os animais migratórios podem ter-se desviado do percurso, o que causou um erro fatal", revelam os investigadores.

Por norma, os machos mais jovens “não têm experiência de tempestades geomagnéticas aleatórias e abruptas e, portanto, não usam essa referência para mudar a trajetória da navegação”. Este argumento poderá também explicar o facto de as 29 baleias que deram à costa serem machos adultos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas