Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Expedição polar deixa mãos de medalhista olímpico irreconhecíveis

A expedição 'Polar Row' tinha como objetivo angariar dinheiro para a caridade.

Expedição polar deixa mãos de medalhista olímpico irreconhecíveis
Notícias ao Minuto

19:28 - 05/09/17 por Notícias ao Minuto

Mundo Natureza

O atleta olímpico de remo, Alex Gregory, ficou com feridas profundas nas mãos, durante uma expedição de remo no Oceano Ártico.

Segundo o New York Times, o britânico, vencedor de duas medalhas de ouro e cinco vezes campeão do mundo, ingressou numa viagem de mês e meio a remar para bater doze recordes mundiais e angariar dinheiro para uma escola dos Himalaias. 

A viagem começou na zona nordeste da Noruega, a 8 de julho, com seis membros e tudo correu bem até chegarem a um arquipélago entre a Noruega e o Pólo Norte. Quando se começaram a dirigir para a Islândia o céu começou a ficar nublado e os aparelhos de navegação, alimentados por painéis solares, deixaram de funcionar.

O remador olímpico partilhou, então, na rede social Twitter uma fotografia de como tinham ficado as suas mãos depois de ter ficado tanto tempo com luvas molhadas e frias, revelando uma pele enrugada, cheia de bolhas e feridas.

Segundo o jornal americano, a equipa começou a ficar fria, molhada e sem aparelhos eletrónicos e acabou por desistir, a 19 de agosto, dirigindo-se para a pequena ilha vulcânica de Jay Mayen, onde descansou e planeou o resto da viagem.

Apesar de terem recebido ajuda das forças armadas norueguesas e do instituto meteorológico, quatro dos elementos da equipa desistiram da expedição e depois de 15 dias presos na ilha, a expedição chegou mesmo ao fim.

Mesmo tendo ficado a meio, os membros da expedição Polar Row conseguiram garantir 11 recordes mundiais e tornaram-se os primeiros remadores a conseguir chegar a uma altitude tão a norte.

Duas semanas depois, as mãos do atleta também começaram a voltar ao normal, como o próprio demonstrou no Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório