Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Membros do exército detidos por estarem a preparar ato de terror

Suspeitos farão parte de grupo neo-nazi.

Membros do exército detidos por estarem a preparar ato de terror
Notícias ao Minuto

12:42 - 05/09/17 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Reino Unido

Quatro membros do exército britânico foram detidos por suspeita de estarem a preparar um ato de terror. Os militares pertencem a um grupo neo-nazi, que foi banido do país.

O The Mirror refere que os suspeitos são um homem de 22 anos, de Birmingham, outro de 32, de Powys, e outros dois de 24 anos, de Ipswich e Northampton.

O porta-voz do exército já confirmou a ocorrência revelando que os homens foram detidos no âmbito  de uma operação "pré-planeada" e que não representou qualquer "perigo para a segurança pública".

Os quatro homens são "suspeitos de terem preparado (...) ataques terroristas" no território britânico, precisou a polícia num comunicado.

Presumíveis membros do movimento neonazi Ação Nacional, os homens eram alvo de vigilância policial.

Em dezembro, a ministra do Interior, Amber Rudd, qualificou a Ação Nacional de "racista, antissemita e homofóbica" e considerou que a organização "não tem lugar no Reino Unido".

A Ação Nacional é o primeiro grupo de extrema-direita a ter sido proibido de acordo com a legislação antiterrorista britânica.

A organização tinha saudado o "sacrifício" do assassino da deputada trabalhista Jo Cox, assassinada em junho de 2016 por um simpatizante neonazi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório