Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2020
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

Daesh tentou recrutar jornalista da BBC para ataque em London Bridge

Convite foi feito cerca de um ano antes de ataque que aconteceu em London Bridge, no passado mês de junho.

Daesh tentou recrutar jornalista da BBC para ataque em London Bridge

No passado dia 3 de junho, Londres foi palco de um ataque terrorista reivindicado pelo Estado Islâmico. Oito pessoas perderam a vida num ataque implicou o uso de uma carrinha para atropelar pessoas junto à London Bridge. Os três terroristas envolvidos, Khuram Butt, Rachid Redouane e Youssef Zaghba, acabaram por ser abatidos pelas autoridades.

Um ano antes, um jornalista da BBC que tem estado a levar a cabo, desde há dois anos, uma longa reportagem sob anonimato, foi contactado por um recrutador para o Estado Islâmico, que lhe propôs que levasse a cabo um ataque em contornos semelhantes aos que vieram a acontecer. O ataque, propunham na altura os jijadistas, podia ser levado a cabo de forma individual ou em grupo.

As revelações foram agora feitas, dá conta o The Guardian, e surgem na sequência do anúncio desta reportagem da BBC para o Inside Out London.

O jornalista em causa, que trabalhou sob anonimato, trocou mensagens com recrutadores do autoproclamado Estado Islâmico. Quando o primeiro recrutador com quem falou, Junaid Hussain um jovem de 21 anos natural do Reino Unido, foi abatido em Raqa, em 2015, outro recrutador deu seguimento à conversa. E a partir da Síria continuaram a chegar instruções sobre como encontrar armas em Inglaterra.

A BBC explicou que as autoridades britânicas estavam informadas das conversas que o repórter estava a ter com jihadistas.

Esta segunda-feira ao final do dia a reportagem completa será transmitida pela BBC1..

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório