Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Polícia iraquiana detém em Mossul 23 jihadistas que fugiam de Tel Afar

A polícia da província de Nínive deteve hoje 23 'jihadistas' do autoproclamado Estado Islâmico (EI) na cidade iraquiana de Mossul, quando fugiam da recém-libertada região de Tel Afar, informou uma fonte policial à agência de notícias espanhola Efe.

Polícia iraquiana detém em Mossul 23 jihadistas que fugiam de Tel Afar
Notícias ao Minuto

17:55 - 03/09/17 por Lusa

Mundo ISIS

O chefe da polícia da província de Nínive, cuja capital é Mossul, Wazeq al Hamadani, assegurou que os terroristas fugiram da localidade de Al Ayadiya, o último reduto do EI a ser libertado pelas forças iraquianas na região de Tel Afar, a 31 de agosto, no norte do Iraque.

Segundo Wazeq al Hamadani, alguns radicais estavam infiltrados em grupos de deslocados para entrarem despercebidos em Mossul, onde foram capturados.

"Os terroristas pertencem ao DAESH [acrónimo em árabe do Estado Islâmico]", vincou o chefe da polícia local à agência Efe, referindo que "não levavam armas".

As tropas iraquianas concluíram a tomada da região de Tel Afar após mais de uma semana de ofensiva militar. A 10 de julho, as forças iraquianas também tinham expulsado os 'jihadistas' da cidade de Mossul, depois de uma campanha que se prolongou durante oito meses.

Ainda assim, o autoproclamado Estado Islâmico domina a localidade de Al Hauiya, a 300 quilómetros a norte de Bagdad, capital do Iraque, e parte da zona da fronteira com a Síria, na zona ocidental do país - um território amplo e na sua maioria desértico, com exceção de algumas zonas povoadas nas margens do rio Eufrates, como é o caso da localidade de Al Qaim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório