Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Leia na íntegra a carta que Obama escreveu a Trump

Barack Obama deixou uma carta escrita à mão ao sucessor Trump, no início do seu mandato. O conteúdo foi agora revelado na íntegra.

Leia na íntegra a carta que Obama escreveu a Trump
Notícias ao Minuto

15:34 - 03/09/17 por Melissa Lopes

Mundo Estados Unidos

Nos últimos dias na sala Oval, o então Presidente dos EUA Barack Obama escreveu uma carta à mão endereçada para o seu sucessor, Donald Trump, dando-lhe as 'boas vindas' à Casa Branca. A carta - a que a CNN teve agora acesso exclusivo - terá sido a última comunicação direta entre os dois.

Eis aquilo que Barack Obama disse a Donald Trump quando este tomou posse, em janeiro deste ano:

"Caro Presidente,

Parabéns pela notável corrida. Milhões depositaram esperança em si, e todos nós, independentemente do partido, esperamos prosperidade e segurança durante o seu mandato. Este é um escritório único, sem um plano claro para o sucesso, por isso não sei se algum conselho meu será particularmente útil. Ainda assim, deixe-me oferecer algumas reflexões sobre estes últimos oito anos.

Primeiro, fomos ambos abençoados, de diferentes maneiras, com uma grande sorte. Não é toda a gente que tem tanta sorte. É nossa responsabilidade fazer tudo o que podemos para construir um percurso de sucesso para todas as crianças das famílias que tanto trabalham.

Em segundo lugar, a liderança americana é realmente indispensável neste mundo. Cabe-nos a nós, através da ação e do exemplo, sustentar a ordem internacional que se expandiu de forma constante desde o fim da Guerra Fria, e de que a nossa própria riqueza e segurança dependem.

Em terceiro lugar, somos apenas ocupantes temporários deste escritório. Isso torna-nos guardiões das instituições e tradições democráticas - como o Estado de Direito, a separação de poderes, a igualdade de proteção e as liberdades civis - pelas quais os nossos antepassados lutaram e conquistaram. Independentemente do impulso e da força da política diária, cabe-nos a nós deixar esses instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes quanto os encontramos.

E, finalmente, tire tempo, no meio dos eventos e responsabilidades, para os amigos e família. Eu e a Michelle desejamos-lhe a si e à Melania o melhor quando embarcar nesta grande aventura e saiba que estamos prontos para ajudar naquilo que pudermos. Boa sorte, BO (Barack Obama)". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório