Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

"Apaziguamento não funciona, Coreia do Norte só percebe de uma maneira"

Donald Trump já reagiu ao sexto teste nuclear levado a cabo, este domingo, pela Coreia do Norte.

"Apaziguamento não funciona, Coreia do Norte só percebe de uma maneira"
Notícias ao Minuto

13:05 - 03/09/17 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

Mundo Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos já se juntou ao coro de vozes que critica a ação deste domingo levada a cabo pelos responsáveis norte-coreanos.

Depois de a Coreia do Norte ter testado “com sucesso” uma bomba de hidrogénio, Donald Trump descreveu o país asiático como sendo “muito hostil e perigoso para os Estados Unidos da América”.

Na sua conta do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que a Coreia do Norte é uma “nação nociva que se tornou numa grande ameaça e num grande embaraço para a China que está a tentar ajudar, mas com pouco sucesso”.

Numa série de tweets, Donald Trump referiu-se também à Coreia do Sul: “A Coreia do Sul está a perceber, como eu lhes disse, que a conversa de apaziguamento com a Coreia do Norte não vai resultar”.

“Eles só percebem de uma maneira”, rematou Donald Trump deixando pairar uma certa ameaça quanto àquela que será a reação dos Estados Unidos.

Recorde-se que a Coreia do Norte anunciou ter testado, com sucesso, hoje uma bomba de hidrogénio desenvolvida para ser instalada num míssil balístico intercontinental.

O anúncio do "total sucesso" do teste de uma bomba de hidrogénio, conhecida como 'bomba H', foi feito pela pivô da televisão estatal norte-coreana, horas depois de Seul e Tóquio terem detetado uma invulgar atividade sísmica na Coreia do Norte.

Segundo a KCTV, o ensaio nuclear, o sexto conduzido pelo regime de Pyongyang, foi ordenado pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O anúncio tem lugar depois de, na noite de sábado, a agência oficial norte-coreana KCNA ter garantido que a Coreia do Norte conseguira desenvolver com êxito uma bomba de hidrogénio passível de ser instalada num míssil balístico intercontinental (ICBM).

A KCNA divulgou então uma fotografia de Kim Jong-un junto a uma suposta 'bomba H', acompanhado por cientistas nucleares e altos oficiais do Departamento da Indústria de Munições do Partido dos Trabalhadores, apesar de, como é habitual, não ter facultado detalhes sobre o local nem a data do acontecimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório