Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Menina de cinco anos morta na fronteira da Índia com o Paquistão

Criança foi atingida por uma bala perdida numa localidade na região de Caxemira.

Menina de cinco anos morta na fronteira da Índia com o Paquistão
Notícias ao Minuto

09:43 - 03/09/17 por Melissa Lopes

Mundo Caxemira

Uma menina de cinco anos perdeu a vida ao ser baleada na cabeça por tropas indianas na fronteira com o Paquistão. De acordo com o jornal The Independent, a criança foi morta quando estava fora de casa, na localidade de Polas, na região de Caxemira, quando uma bala perdida a atingiu na cabeça.

Ainda foi transportada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A informação foi confirmada pelo governador local, Tahir Mumtaz. Os habitantes protestaram contra o sucedido e condenaram os combates realizados no dia em que se comemorava o festival muçulmano de Eid (uma celebração que marca o fim do jejum).

Depois de estes dois países se terem tornado independentes da Grã-Bretanha em 1947, Índia e Paquistão iniciaram uma guerra em torno de Caxemira durante dois anos.

A situação voltou a complicar-se entre 1965 e 1999, altura em que os dois países declararam ter poderes nucleares. A tensão na fronteira manteve-se nesse período, com dezenas de milhares de civis mortos durante os conflitos. Porém, a disputa pelo território não é ainda um assunto resolvido, registando-se ainda alguns confrontos entre os dois lados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório