Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 15 mortos e caos devido a fortes chuvas no sul do Paquistão

Pelo menos 15 pessoas morreram, na sequência de inundações que afetam há dois dias Carachi, no sul do Paquistão, onde as chuvas provocaram o caos e paralisaram a atividade industrial e económica, disse hoje fonte oficial.

Pelo menos 15 mortos e caos devido a fortes chuvas no sul do Paquistão
Notícias ao Minuto

08:57 - 01/09/17 por Lusa

Mundo Inundações

O diretor da Autoridade de Gestão de Desastres de Sindh, província da qual Carachi é capital, disse que a maioria das mortes ocorreu por eletrocução e, em menor número, na sequência da queda de muros ou por afogamento.

"As zonas mais baixas da cidade estão inundadas. Estamos a utilizar bombas para retirar a água. Se hoje não cair muita chuva, talvez consigamos drenar estas áreas", afirmou Salman Shah.

Nas operações de socorro estão a participar o exército e a marinha, duas forças que destacaram efetivos para ajudar os afetados.

Imagens transmitidas pelas televisões mostram zonas urbanas completamente alagadas, com casas e veículos submersos.

As cheias causaram a paralisação de boa parte da atividade industrial da capital económica do Paquistão.

"Oitenta por cento das unidades industriais estão encerradas e as restantes sofreram baixas de pessoal na ordem dos 50%", afirmou o presidente da Associação Industrial SITE, a principal zona industrial no oeste da cidade de Carachi, Asad Nisar Barkhurdaria, ao jornal Dawn.

As fortes chuvas de monção deixaram, só em agosto, aproximadamente mil mortos e 20 milhões de afetados no sul da Ásia, atingindo principalmente a Índia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório