Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia considera absurdas acusações de ataque acústico a diplomatas EUA

A Rússia qualificou hoje de "absolutamente absurdas" as tentativas de a relacionar com um suposto "ataque acústico" contra diplomatas da embaixada dos Estados Unidos em Cuba.

Rússia considera absurdas acusações de ataque acústico a diplomatas EUA
Notícias ao Minuto

18:05 - 31/08/17 por Lusa

Mundo Ataque

sem dúvida algo completamente absurdo", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, num encontro com jornalistas.

A porta-voz sublinhou que não houve, até ao momento, qualquer informação oficial sobre o incidente.

"Isto assume formas grotescas. Por um lado, é grotesco e suscetível de provocar o riso, mas por outro, é mais um motivo para abordar as relações russo-norte-americanas numa perspetiva de confrontação", disse.

E insistiu: a Rússia "não participou de forma alguma em ataques acústicos, sónicos, ou, como escreveram alguns, musicais, contra diplomatas norte-americanos em Havana".

O Departamento de Estado norte-americano anunciou na semana passada que pelo menos 16 funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Cuba sofreram subitamente grave perda de audição em resultado de atividade atribuída a um dispositivo ultrassónico secreto.

Segundo a porta-voz do departamento de Estado, Heather Nauert, os casos de perda de audição aconteceram entre o final de 2016 e o início de 2017, não tendo os Estados Unidos até agora conseguido localizar o dispositivo que causou tais sintomas, nem identificar quem o utilizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório