Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Japão pede a May garantias antes de futuro acordo comercial

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu hoje à homóloga britânica, Theresa May, garantias para "minimizar o impacto económico" do 'Brexit', numa reunião de preparação de um acordo comercial bilateral.

Japão pede a May garantias antes de futuro acordo comercial
Notícias ao Minuto

16:45 - 31/08/17 por Lusa

Mundo Brexit

Abe e May reuniram-se hoje em Tóquio, na primeira visita oficial da primeira-ministra britânica ao Japão, encontro que tinha o 'Brexit' no topo da agenda, mas acabou por ser também dominado pelo lançamento de um míssil pela Coreia do Norte.

Abe e May acordaram reforçar a cooperação comercial e de investimento com vista a um futuro acordo comercial baseado nos mesmos termos do acordo de comércio livre entre o Japão e a União Europeia (UE).

O primeiro-ministro japonês manifestou preocupação com o impacto económico da saída do Reino Unido da UE, ou 'Brexit', nomeadamente sobre as empresas japonesas estabelecidas em território britânico, mais de 1.300 que empregam 160.000 pessoas.

May acolheu as preocupações, destacando a importância do Japão como parceiro económico, o segundo mais importante, a seguir aos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório