Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Em maio, CIA avisou Polícia da Catalunha para possível atentado

A polícia da Catalunha recebeu da agência norte-americana de serviços secretos, CIA, a 25 de maio, sobre o plano do autodenominado Estado Islâmico (EI) para um atentado no verão, especificamente na Rambla (Barcelona).

Em maio, CIA avisou Polícia da Catalunha para possível atentado
Notícias ao Minuto

08:43 - 31/08/17 por Lusa

Mundo Espanha

A publicação El Periódico de Catalunya escreveu hoje que também a 25 de maio o Centro Nacional de Inteligência (CNI) e as forças de Estado informaram a polícia catalã.

Os serviços secretos dos Estados Unidos contactaram os agentes para lhes transmitirem indícios recolhidos pela Agência Central de Inteligência (CIA, em inglês) sobre os planos do EI para atacarem no verão "zonas turísticas concorridas" de Barcelona e "especificamente a Rambla".

O mesmo jornal diário tinha dado a mesma informação a 17 de agosto, pouco depois do atentado na capital catalã, mas a notícia foi desmentida posteriormente por várias autoridades locais, incluindo o presidente da região, Carles Puigdemont.

Espanha foi a meio deste mês alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 16 mortos, entre os quais duas portuguesas, e 125 feridos.

Os ataques foram reivindicados pelo EI.

Segundo as autoridades espanholas, a célula responsável pelos ataques era constituída por 12 homens, oito dos quais foram abatidos e quatro detidos após os ataques.

Dos quatro detidos, dois foram libertados condicionalmente e outros dois estão detidos sem fiança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório