Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

O outro lado do furacão Harvey: Animais resgatados da catástrofe

Sucedem-se as imagens de animais a serem resgatados das suas casas ou de abrigos de animais no Texas. Muitas pessoas recusaram-se a deixar os seus animais para trás.

Notícias ao Minuto

08:42 - 30/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

O furacão Harvey atingiu o Texas em força. Choveu copiosamente, as margens dos rios transbordaram e cidades como a de Houston foram inundadas. 18 pessoas morreram, num balanço ainda muito inicial. Nos últimos dias multiplicam-se os vídeos de resgates de pessoas que ficaram presas nas suas casas, cercados pela água. Imagens que poderiam ser ter sido tiradas do Katrina, que atingiu o estado do Lousiana em 2005.

Tal como aconteceu na altura, também surgem diariamente vídeos de salvamento de animais, apanhados de surpresa pela subida das águas. Algumas pessoas levaram os seus animais consigo quando abandonaram as suas casas, outras não o conseguiram fazer ou simplesmente abandonaram-nos à sua sorte.

Várias associações dos Estados Unidos estão no Texas para ajudar a resgatar os animais. Um exemplo disso mesmo é a Second Chance Rescue, de Nova Iorque. Uma equipa desta associação chegou ao Texas depois de ter percebido a dimensão que o Harvey teve. Num vídeo publicado na sua página de Facebook, alguns membros da equipa de resgate tentam salvar cães que ficaram num abrigo para animais de Houston.

Outro dos vídeos que se tornou viral nos últimos dias tem como protagonista um falcão, que se refugiou num táxi para escapar ao Harvey. William Bruso, o taxista, deu-lhe o nome sugestivo de Harvey e desde então tem cuidado do falcão.

Com tantos animais perdidos e que não podem regressar às suas casas, muitos estão a ser levados para abrigos em zonas que não foram afetadas pelo furacão e pelas consequentes inundações. Também estão a ser criados abrigos temporários de forma a poderem receber os animais. Os voluntários e membros das associações tentam identificá-los e devolvê-los aos seus donos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório