Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Onda tropical pode evoluir para depressão em Cabo Verde

Uma onda tropical localizada perto de Cabo Verde poderá evoluir para uma depressão, alertou hoje o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), indicando que poderá influenciar o estado do tempo no país nas próximas 48 horas.

Onda tropical pode evoluir para depressão em Cabo Verde
Notícias ao Minuto

19:43 - 29/08/17 por Lusa

Mundo Clima

Em nota, o Centro de Análises e Previsões Especiais do INMG informou que "uma onda tropical, associada a uma área de baixa pressão, localiza-se a poucos quilómetros de Cabo Verde, com possibilidade de desenvolver numa depressão tropical".

O instituto cabo-verdiano alertou que isso poder poderá influenciar o estado do tempo no país, que na madrugada de segunda-feira registou chuva com alguma intensidade em praticamente todo o arquipélago.

Para as próximas 48 horas, o INMG prevê "chuviscos ou chuva fraca a moderada, podendo ser localmente forte, acompanhada de trovoadas, especialmente nas zonas montanhosas", com incidência nas de Barlavento.

O Instituto de Meteorologia perspetiva chuvas acima de 25 milímetros por hora nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, que estão sob alerta laranja.

Para todo o arquipélago, que está sob alerta amarelo, o INMG prevê "precipitação baixa" de 15 milímetros por hora.

Na nota, assinada pela diretora de Meteorologia, Eufémia Brito, o instituto recomenda a "tomada de medidas de precaução e segurança, face a possibilidade de enchentes nas zonas baixas e deslizamento de terras nas encostas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório