Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Trump ameaça Coreia do Norte: "Todas as opções estão em cima da mesa"

Presidente dos Estados Unidos considera que Kim-Jong-un mostrou desrespeito pelo país vizinho.

Trump ameaça Coreia do Norte: "Todas as opções estão em cima da mesa"
Notícias ao Minuto

13:22 - 29/08/17 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Estados Unidos

Após o lançamento de um míssil da Coreia do Norte que sobrevoou o Japão, Donald Trump reagiu dizendo que a partir de agora "todas as hipóteses estão em cima da mesa".

"Este regime demonstrou o desprezo que tem para com os seus vizinhos, todos os membros das Nações Unidas e demonstrou um comportamento internacional pouco aceitável", diz, considerando que o comportamento "ameaçador e desestabilizador" da Coreia do Norte "aumenta o seu isolamento em relação a outras nações". 

Recorde-se que esta manhã o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acordaram, ao telefone, em exercer ainda mais pressão sobre Pyongyang após o novo lançamento de um míssil.

Donald Trump e Shinzo Abe "coincidiram totalmente" relativamente à postura e às medidas a tomar antes das constantes provocações da Coreia do Norte, assinalou o primeiro-ministro nipónico, e agora Trump afirma que "todas as hipóteses estão em cima da mesa".

Entretanto, o Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de emergência a pedido de Washington e de Tóquio, tendo o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, chamado a atenção para uma "ameaça grave e sem precedentes".

No sábado, a Coreia do Norte disparou três mísseis de curto alcance no mar do Japão, quando milhares de soldados norte-americanos e da vizinha Coreia do Sul participavam em manobras, no âmbito de exercícios militares anuais, na Península Coreana.

Estes lançamentos ocorrem num contexto de tensão exacerbada entre Washington e Pyongyang.

No início de agosto, em plena escalada de tensão com a Coreia do Norte, Trump ameaçou o regime norte-coreano com "fogo e fúria nunca vistos", tendo ainda declarado que a opção militar estava pronta para ser acionada.

Na mesma altura, o líder norte-americano também assegurou que o arsenal nuclear dos Estados Unidos era "o mais poderoso e forte de sempre".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório