Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Coreia do Sul responde a Kim Jong-un com oito bombas

Um míssil lançado pela Coreia do Norte sobrevoou o Japão. Vizinha Seul reage com exercício militar.

Coreia do Sul responde a Kim Jong-un com oito bombas
Notícias ao Minuto

10:53 - 29/08/17 por Andrea Pinto

Mundo Conflito

A Coreia do Sul realizou hoje um novo teste que simula a destruição da Coreia do Norte. O teste aconteceu horas depois de Pyongyang ter feito sobrevoar um míssil sobre o Japão.

Segundo a CNN, seriam cerca das 6h00 de terça-feira (23h00 de segunda-feira, em Lisboa) quando a Coreia do Norte lançou um míssil não identificado que atravessou a ilha japonesa de Hokkaido, tendo acabado por cair no Oceano Pacífico.

Horas depois, o gabinete do presidente da Coreia do Sul anunciou que quatro aviões F-15K largaram oito bombas MK 8 na província de Gangwon, a norte da Coreia do Sul.

Segundo a Força Aérea norte-americana este género de bombas é desenhada para penetrar em territórios difíceis. 

O novo ensaio teve lugar depois de, no sábado, Pyongyang ter lançado três mísseis de curto alcance para águas do mar do Japão, quando milhares de soldados norte-americanos e sul-coreanos participavam em manobras conjuntas na península, recorda a agência Lusa.

Além disso, no mês passado, a Coreia do Norte testou dois mísseis balísticos intercontinentais (ICBM). O primeiro, lançado em 4 de julho, levou o Conselho de Segurança das Nações Unidas a impor um novo pacote de sanções ao hermético país asiático.

A tensão entre EUA e Coreia do Norte vem, desde então, a subir de tom. Na ameaça mais recente de Kim Jong-un fica a promessa de afundar os Estados Unidos caso Donald Trump decida agir militarmente contra Pyongyang.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório