Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Talibã lançam revista feminina para recrutar mulheres jihadistas

'Sunnat E Khaula' é o nome da revista feminina lançada pelos talibã paquistaneses cujo propósito nada tem que ver com moda e beleza.

Notícias ao Minuto

09:42 - 28/08/17 por Melissa Lopes

Mundo Propaganda

A comunicação, sabemos, é a maior arma de que o ser humano dispõe nos tempos que correm, uma arma de que radicais como o ISIS e os talibã exploram cada vez mais para veicular as suas ideologias extremistas.

Nesse sentido, e ao contrário de outras revistas femininas, a 'Sunnat E Khaula', publicada pela primeira vez no início deste mês, foi lançada pelos talibã do Paquistão (Movimento Talibã do Paquistão, conhecido pelo sigla TTP) e seu alvo é precisamente potenciais mulheres jihadistas.

A primeira edição da 'Sunnat E Khaula' (Khaulaque foi uma guerreira muçulmana do século VII) chama "irmãs jihadistas de mentalidade semelhante" para organizar "encontros secretos em casa", organizar "aulas de treino físico" e para "se prepararem para operações de martírio".

O próprio editorial da revista é claro ao dizer que quer "desafiar as mulheres a integrarem as fileiras do jhiadismo". Esta é a primeira revista do género dos talibã e não parece ter sido mero acaso o seu lançamento. De acordo com a CNN, à medida que o ISIS perde terreno na Síria e no Iraque, os talibã aproveitam a oportunidade para 'oferecer' uma alternativa às mulheres radicalizadas ou em vias de se radicalizar, dispostas a trocar lealdades.

"Eles [os talibã] estão a aproveitar esta fase como uma janela de oportunidade. Este é o momento perfeito para outra organização entrar em campo e tentar atrair o grupo de mulheres que já são altamente envolvidas", afirmou Louisa Tarras-Wahlberg, investigadora da propaganda do ISIS, à CNN.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório