Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Equador pode demorar a decidir sobre asilo a ex-agente da CIA

O Equador poderá levar semanas a decidir sobre o pedido de asilo de Edward Snowden, o informático que trabalhou para os serviços secretos norte-americanos e está atualmente em fuga, anunciou o chefe da diplomacia equatoriana, Ricardo Patiño.

Equador pode demorar a decidir sobre asilo a ex-agente da CIA
Notícias ao Minuto

14:40 - 26/06/13 por Lusa

Mundo Edward Snowden

Snowden, que fez revelações sobre um programa de vigilância global norte-americano embaraçosas para a administração de Barack Obama, está no aeroporto de Moscovo à espera de uma decisão.

"Levámos dois meses a decidir no caso Assange e não é de esperar que agora haja uma decisão mais cedo", afirmou Patiño, em declarações aos jornalistas na Malásia, referindo-se ao fundador do 'site' WikiLeaks, que também fez divulgações comprometedoras para Washington.

Julian Assange está há um ano na embaixada equatoriana em Londres sem que lhe seja dado um salvo-conduto para viajar para o Equador, que lhe concedeu asilo.

Snowden, que se refugiou em Hong Kong a 20 de maio, viajou para Moscovo no domingo e o Presidente russo, Vladimir Putin, confirmou, na terça-feira, que está numa zona de trânsito de um aeroporto moscovita à espera de seguir para outro destino.

Putin lembrou que a Rússia não tem um tratado de extradição com os Estados Unidos e recusou as acusações de Washington sobre o envolvimento de Moscovo na viagem que levou o ex-consultor de Hong Kong para a capital russa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório