Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Casa Branca exclui uma ação militar dos EUA na Venezuela a curto prazo

A Casa Branca excluiu hoje qualquer ação militar dos Estados Unidos na Venezuela a curto prazo, duas semanas após o Presidente, Donald Trump, ter referido uma possível "opção militar" no país em profunda crise política e económica.

Casa Branca exclui uma ação militar dos EUA na Venezuela a curto prazo
Notícias ao Minuto

21:01 - 25/08/17 por Lusa

Mundo Segurança Nacional

"Estamos ainda a analisar um vasto leque de opções", declarou o general H.R. McMaster, conselheiro de Trump para a Segurança Nacional.

"Qualquer decisão será tomada em conjunto com os nossos aliados na região, e nenhuma ação militar está prevista num futuro próximo", acrescentou.

"Nunca estivemos tão em sintonia com os nossos parceiros na região", disse ainda, referindo-se à recente deslocação do vice-Presidente norte-americano, Mike Pence.

Em meados de agosto, enquanto estava de férias no seu campo de golfe em Bedminster, Nova Jérsia, Trump falou de "uma possível opção militar, se necessário", para solucionar a crise política e institucional venezuelana, desencadeando a ira do chefe de Estado do país, Nicolás Maduro, que logo ordenou exercícios militares, que decorrem este fim de semana.

Muitos países da região -- Brasil, Colômbia, Peru, Chile, México e Equador -- rejeitaram veementemente a perspetiva de recurso à força.

Washington impôs hoje novas sanções financeiras a Caracas, entre as quais a proibição de cidadãos, empresas ou instituições norte-americanas comprarem obrigações emitidas pelo Governo da Venezuela ou pela empresa petrolífera nacional PDVSA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório