Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Polícia espanhola faz buscas relacionadas com os atentados

Mossos d’Esquadra seguem com a investigação.

Polícia espanhola faz buscas relacionadas com os atentados
Notícias ao Minuto

19:14 - 22/08/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Ataque

Os elementos da polícia catalã estão a levar a cabo, na tarde desta terça-feira, buscas em Ripoll e em Vilafranca del Penedès na sequência do duplo ataque terrorista da semana passada.

O jornal La Vanguardia faz saber que a localidade de Vilafranca se encontra a cerca de 15 quilómetros do local onde Younes Abouyaaqoub foi abatido ontem pela polícia catalã.

No seguimento das investigações já foram detidas três pessoas em Marrocos, uma das quais trabalhava na distribuição de botijas de gás e havia residido no mesmo prédio do condutor da carrinha que atropelou dezenas de pessoas nas Ramblas, no centro de Barcelona.

Segundo a agência EFE, que avança com informação do Ministério do Interior espanhol, o terceiro homem detido em Marrocos chama-se Hicham Ennadih e foi apanhado pelas autoridades em Casablanca.

A primeira detenção em Marrocos foi levada a cabo na sexta-feira em Nador, depois de um homem ter usado as redes sociais para felicitar o atentado em Barcelona, dando ainda a entender que pretendia atacar a embaixada espanhola em Rabat.

No dia seguinte, outro homem foi detido, desta feita em Oujda, por ter, alegadamente, ligações a Moussa Oukabir, um dos terroristas abatidos pela polícia catalã no seguimento do duplo atentado.

O ataque nas Ramblas e, posteriormente, em Cambrils, tirou a vida a 15 pessoas, deixando mais de uma centena de feridos.

Informação prestada pelos Mossos d'Esquadra revela que, na sequência do atropelamento nas Ramblas estão ainda hospitalizadas 41 pessoas (7 em estado crítico, 11 em estado grave e 23 com ferimentos ligeiros). 

Já o atropelamento em Cambrils levou duas pessoas em estado muito grave para o hospital e outras três em estado menos grave.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório