Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Após terror instalado e quatro dias de fuga, caça ao homem chegou ao fim

O terrorista de La Rambla foi abatido a 60 quilómetros de Barcelona.

Após terror instalado e quatro dias de fuga, caça ao homem chegou ao fim
Notícias ao Minuto

09:00 - 22/08/17 por Andrea Pinto

Mundo Espanha

O El Pais faz hoje a reconstituição do percurso do terrorista de 22 anos, após o momento em que matou mais de uma dezena de pessoas num ataque perpetrado ao volante de uma carrinha que percorreu as Ramblas, em Barcelona.

Tudo teve início, recorde-se, pelas 16h50 [menos uma hora em Lisboa] da passada quinta-feira, quando Younes Abouyaaqoub percorreu, aos ziguezagues, cerca de 500 metros daquela que é uma das ruas mais movimentadas da cidade espanhola. O homem atropelou centenas de pessoas e matou 13. O percurso culminou junto à casa de Ópera 'Grande Teatro do Liceu'.

Aí, abandonou a carrinha e fugiu pelos próprios pés, caminhando pelo mercado da Boqueria, local onde foi filmado pelas câmaras de videovigilância. Durante 90 minutos, percorreu a pé a zona entre o mercado e a zona universitária, num total de cinco quilómetros, sem que ninguém o reconhecesse.

Aqui, esfaqueou até à morte mais uma pessoa - Pau Pérez - para lhe roubar o Ford Focus onde prosseguiria a sua viagem. O corpo levou-o consigo, nos bancos traseiros da viatura de cor branca. Pelo caminho, atropelou um agente dos Mossos d'Esquadra, enquanto outro agente disparava na direção do terrorista. Younes Abouyaaqoub saiu ileso e prosseguiu até ao Edíficio Walden, onde pelas 19h00 locais abandonou a viatura e fugiu sem deixar rasto.

Após três dias sem saber do seu paradeiro, esta segunda-feira, pelas 15h30, duas pessoas entraram em contacto com os Mossos d' Esquadra dando conta de terem avistado o terrorista junto a uma estação de comboios de Sant Sadurní d'Anoia. Uma mulher terá visto um homem parecido com Younes Abouyaaqoub a aproximar-se das casas e interpelou-o, perguntando o que fazia ali. O suspeito reagiu fugindo, mas acabaria por ser encontrado pela polícia escondido nas vinhas da localidade.

Nesse mesmo dia, horas antes, a polícia havia partilhado uma fotografia de Younes Abouyaaqoub pedindo que a mesma fosse amplamente partilhada. “É perigoso e pode estar armado”, alertava-se.

Foi às 17h00 que teria início o fim da perseguição policial do homem mais procurado da Espanha. Ao ser interpelado pelas autoridades, Abouyaaqoub, que sustentava um cinto falso de explosivos, gritou 'Ala é grande' e acabou abatido na estrada municipal C-243b, no limite do concelho de Subirats.

Chegou assim ao fim a caça ao homem e também o desmantelamento da célula terrorista que preparou o ataque em Espanha, cujo cérebro - o imã Abdelbaki Es-Satty -, segundo já confirmaram as autoridades, morreu na explosão da casa de Alcanar, que por sinal precipitou o atropelamento nas Ramblas. Contudo, a polícia já deixou o alerta: a investigação ainda não está terminada.

"A operação policial não está encerrada, mas sempre dissemos que estávamos a trabalhar um núcleo de 12 pessoas, quatro estão detidas, duas morreram em Alcanar, cinco em Cambrils e a última é o terrorista morto agora em Subirats. Mas isso não impede que a investigação se possa ampliar e que haja novidades nas próximas semanas”, alertou Josep Lluís Trapero, chefe dos Mossos d’Esquadra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório