Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Oficial: Suspeito abatido é Younes Abouyaaqoub, autor do atentado

Informação já era avançada por alguns meios de comunicação espanhóis mas confirmação oficial só foi feita agora pela polícia catalã.

Oficial: Suspeito abatido é Younes Abouyaaqoub, autor do atentado
Notícias ao Minuto

17:21 - 21/08/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Atentado

Younes Abouyaaqoub, o jovem marroquino de 22 anos que terá conduzido a carrinha que atropelou várias pessoas nas Ramblas, na passada quinta-feira, foi abatido pelas autoridades esta segunda-feira, em Barcelona.

A informação foi confirmada há instantes através do Twitter dos Mossos d'Esquadra, a polícia catalã, depois de alguma incerteza em relação à identidade do suspeito abatido.

O terrorista foi abatido pouco depois das 16h30 locais (15h30 em Lisboa), na estrada municipal C-243b do limite do concelho de Subirats.

De acordo com os meios espanhóis, terá sido uma habitante local a informar as autoridades sobre a presença do suspeito. A mulher terá visto um homem parecido com Younes Abouyaaqoub a aproximar-se das casas e interpelou-o, perguntando o que fazia ali. O suspeito reagiu fugindo.

Quando a patrulha da polícia o localizou, identificando o que parecia ser um colete de explosivos, abateu-o. A confirmação da sua identidade só chegou após a intervenção da TEDAX (Técnicos especialistas em desativação de artefactos explosivos) para assegurar que não existia perigo.

Younes Abouyaaqoub já era procurado há alguns dias mas esta segunda-feira a sua imagem foi partilhada pelas autoridades como “o alegado autor do atentado nas Ramblas”, indicando que “seria o condutor da carrinha”. “É perigoso e pode estar armado”, alertaram, descrevendo-o como um homem de aproximadamente 1,80m, pele escura e cabelo curto.

O terrorista terá sido o autor material do atentado nas Ramblas, tendo utilizado uma carrinha de transporte de mercadorias para levar a cabo um atropelamento em massa, que terminou com um balanço de 13 mortos e 126 feridos. Depois do ataque, Younes Abouyaaqoub abandonou o veículo e saiu do local a pé, pelo Mercado da Boquería. Suspeita-se que tenha sequestrado e assassinado Pau Pérez Villán, de 34 anos de idade, para poder utilizar o seu carro na fuga.

O Ford Focus branco de Pau Pérez, hoje confirmado como a 15.ª vítima do atentado, foi encontrado em Sant Just Devern, com o cadáver do espanhol no banco de trás, depois de ter forçado a passagem num ponto de controlo policial da Avenida Diagonal, em Barcelona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório