Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Confirmado principal suspeito. Buscas alargadas a outros países

Younes Abouyaaqoub, de 22 anos, é o homem mais procurado do momento.

Confirmado principal suspeito. Buscas alargadas a outros países
Notícias ao Minuto

08:55 - 21/08/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Barcelona

As investigações que decorrem na sequência de ataque em Barcelona apontam para que o suspeito de ser o condutor do veículo que matou e feriu várias pessoas nas Ramblas seja Younes Abouyaaqoub, um marroquino de 22 anos ainda a monte.

Em entrevista a uma rádio local, Joaquim Forn, membro do governo regional catalão, confirmou esta segunda-feira que a suspeita que recai sobre este cidadão marroquino é mesmo "a principal linha de investigação" e que todas as provas apontam para a mesma "conclusão".

O nome de Younes, saliente-se, há muito que figurava entre os suspeitos ligados à célula terrorista que foi desmantelada após o ataque de Barcelona e de um segundo ataque, poucas horas depois, em Cambrils.

Na mesma entrevista, Joaquim Forn reconheceu que as autoridades admitem que o suspeito já não se encontre na Catalunha. Por essa razão, as buscas já estarão a ser coordenadas com "todos os países europeus".

Já hoje, através do Twitter, os Mossos d'Esquadra, força de segurança espanhola, confirmaram igualmente que já está identificado o suspeito de ter conduzido o veículo que atropelou mortalmente 13 pessoas, incluindo duas cidadãs portuguesas.

O mesmo membro do Governo da Catalunha salientou que esta segunda-feira as autoridades espanholas vão explicar que provas existem numa conferência marcada para as 12h30 locais (serão 11h30 em Portugal Continental).

Entretanto, o El Pais publicou hoje imagens que serão do principal suspeito momentos após o atentado. As imagens publicadas mostram que Younes entrou e saiu de um mercado próximo das Ramblas, afastando-se do local a pé num primeiro momento. Mais tarde terá roubado um carro para o ajudar na fuga.

[Notícia atualizada às 9h15]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório