Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Riade acusa Qatar de impedir aterragem de aviões poara transportar fiéis

O Qatar impediu a aterragem de aviões sauditas enviados para transportar peregrinos do emirado para Meca, noticiou hoje a agência oficial saudita SPA.

Riade acusa Qatar de impedir aterragem de aviões poara transportar fiéis
Notícias ao Minuto

19:24 - 20/08/17 por Lusa

Mundo Diplomacia

A Arábia Saudita, que rompeu relações diplomáticas com o Qatar no início de junho, ordenou na quarta-feira a reabertura da sua fronteira terrestre com este país e prometeu fretar sete voos da companhia aérea saudita para transportar os fiéis do Qatar que queiram participar na grande peregrinação anual a Meca.

Em junho, Riade fechou o seu espaço aéreo aos aviões do Qatar, depois de ter acusado Doha de apoiar grupos extremistas e de se ter aproximado do Irão, um país xiita, o grande rival na região da Arábia Saudita, um reino sunita.

"As autoridades do Qatar não autorizaram os aviões a aterrar devido a um problema com os documentos, que já tinham sido apresentados há dois dias", segundo a agência SPA.

Em julho, as autoridades de Doha tinham acusado a Arábia Saudita de colocar obstáculos à participação dos cidadãos do país na peregrinação a Meca, que começa no fim do mês. As autoridades sauditas recusaram que a companhia Qatar Airways, impedida de sobrevoar o espaço aéreo saudita, os transportasse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório