Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Casa Branca: Comissão de Artes demite-se em carta com mensagem escondida

Uma forma original de "resistir".

Casa Branca: Comissão de Artes demite-se em carta com mensagem escondida
Notícias ao Minuto

12:24 - 19/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Washington

Na semana passada sucederam-se as críticas a Donald Trump pela facto de o presidente dos EUA ter condenado a violência de "ambos os lados" em Charlettosville, cidade americana onde um protesto de extrema-direita terminou após o atropelamento de pessoas que se opunham ao ajuntamento de neonazis. Uma mulher morreu e várias pessoas ficaram feridas.

Entre os críticos de Trump estavam os membros de dois conselhos de assessoria da Casa Branca. o Conselho de Fabricantes Norte-Americanos e o Fórum de Estratégia e Política.

Os dirigentes deste conselho demitiram-se em protesto pela reação de Trump, tendo o presidente norte-americano anunciado no Twitter que ia terminar com os dois conselhos.

Houve, no entanto, mais demissões a registar. E um dos casos está a chamar a atenção.

Trata-se da reação dos membros que integram o Conselho para as Artes e Humanidades.

O ator Kal Penn é um dos que integra este grupo demissionário e partilhou a carta do grupo na sua página no Twitter.

Nesta carta aberta, o grupo manifesta as razões para a sua demissão. O Quartz, no entanto, apercebeu-se de um curioso recurso estilístico usado na carta pelos autores.

Olhando para a primeira letra de cada um dos parágrafos, é possível ver que a carta tem uma mensagem escondida, uma que não parece ter surgido por acaso. "Resist" - "resistir", pode ler-se quando se junta por ordem a primeira letra de cada parágrafo.

Reproach

Elevating

Speaking

Ignoring

Supremacy

Thank

Na carta, o grupo acusa Donald Trump de ter atacado tanto o espírito de inclusão como a liberdade de imprensa. E justifica a decisão dizendo que "ignorar a retórica violenta" de Trump seria ser "complacente" com as ações do presidente. "Os seus valores não são americanos", dizem ainda a Trump nesta missiva aberta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório