Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Venezuela: Colômbia informa que ex-procuradora e marido estão em Bogotá

A ex-procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega, destituída pela Assembleia Nacional Constituinte, e o seu marido, o deputado Germán Ferrer, chegaram a Bogotá na sexta-feira, vindos de Aruba, informaram os serviços de migração colombianos.

Venezuela: Colômbia informa que ex-procuradora e marido estão em Bogotá
Notícias ao Minuto

06:17 - 19/08/17 por Lusa

Mundo Luisa Ortega

"Hoje à tarde [sexta-feira] entrou no país, vinda de Aruba, a senhora procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, que chegou num voo privado ao Aeroporto de Bogotá", indica um comunicado dos serviços de migração.

A informação acrescenta que o casal fez "os correspondentes trâmites migratórios com as autoridades colombianas".

O novo Procurador-geral da Venezuela acusou a antecessora Luísa Ortega Díaz de conspirar contra o Governo e de ser autora intelectual da situação de violência que desde abril ocasionou mais de 121 mortos no país.

"Eu denuncio-a como uma agente da conspiração mais terrível que tenha vivido esta nação. É a autora intelectual do que aqui ocorreu e enlutou a Venezuela", disse Tarek William Saab na sessão de quinta-feira da nova Assembleia Constituinte.

Segundo Tarek William Saab, a ex-procuradora questionou a autoridade do Supremo Tribunal de Justiça e a eleição da Assembleia Constituinte, feita pelo Presidente Nicolás Maduro, o que originou um clima de violência no país que causou mais de uma centena de mortos, feridos e grandes perdas materiais.

"A sua atuação foi cúmplice em todas as ações de violência" no país, disse, sobre a antiga Procuradora-geral da Venezuela.

Na quarta-feira, funcionários dos serviços secretos efetuaram uma rusga na residência da ex-Procuradora-geral e a Assembleia Constituinte pediu a detenção do seu marido, o ex-deputado socialista Germán Ferrer, por alegada corrupção.

Conhecida atualmente como "a procuradora rebelde", Luísa Ortega Diaz foi designada pelo 'chavismo' [numa referência ao regime de Hugo Chavez, presidente do país de 1999 até à morte em 2013] como Procuradora-geral da Venezuela país, durante dois mandados consecutivos.

Em março último, Ortega Diaz denunciou duas sentenças do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), uma que limitava a imunidade parlamentar e outra em que o STJ assumia as funções do parlamento, no qual a oposição detém a maioria desde janeiro de 2016.

A ex-Procuradora-geral denunciou também a nomeação irregular de alguns dos magistrados do STJ pelo 'chavismo' e acusou Maduro de convocar uma Assembleia Constituinte para instaurar um regime totalitário no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório