Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Juiz recusa encerrar caso com 40 anos que acusa Polanski de violação

Um juiz de Los Angeles recusou, numa decisão divulgada na sexta-feira, encerrar o caso da acusação de agressão sexual contra o cineasta franco-polaco Roman Polanski, conforme solicitado pelo acusado e pela vítima.

Juiz recusa encerrar caso com 40 anos que acusa Polanski de violação
Notícias ao Minuto

06:15 - 19/08/17 por Lusa

Mundo Los Angeles

"O acusado neste caso é um fugitivo que se recusa a executar as ordens judiciais", escreveu o juiz Scott Gordon na sua sentença.

"Embora ela tenha sido descrita de maneira eloquente", a vítima de 54 anos, Samantha Geimer, tinha 13 anos no momento dos acontecimentos, "a sua conduta continua a prejudicá-la e amplifica o trauma da agressão sexual que ela sofreu", argumenta o juiz.

Para o magistrado, "a única coisa que mudou neste caso é que o acusado, por meio de seus advogados, continua os seus ataques contra cada magistrado encarregado do caso" e "este comportamento não constitui uma base para o encerramento da acusação"

"Este tribunal continua a estudar um caso de 40 anos com um acusado [de 84 anos] que cumpriu mais de três vezes a sentença proferida por este tribunal", disse o advogado de Polanski, Harland Braun.

Samantha Geimer pediu em junho último ao tribunal para "encerrar o caso", afirmando que os intermináveis procedimentos prejudicaram a sua vida e que ela já perdoou o seu agressor.

O cineasta, que completou 84 anos na sexta-feira, é acusado de ter drogado Samantha Geimer e violado-a na casa do ator Jack Nicholson, em Los Angeles, em 1977, enquanto o ator estava a viajar.

Roman Polanski admitiu ter tido relações sexuais ilícitas com a menor e, em troca, o juiz concordou em não reter outras acusações mais graves, incluindo a de violação e uso de drogas. O acordo legal foi obtido com o consentimento da família e dos seus advogados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório