Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Parlamento não acata dissolução pela Constituinte e convoca sessão

A Assembleia Nacional da Venezuela (ANV, parlamento), onde a oposição detém a maioria, anunciou hoje que não acatará as decisões em que a Assembleia Constituinte assume competências parlamentares e convocou uma sessão extraordinária para sábado.

Parlamento não acata dissolução pela Constituinte e convoca sessão
Notícias ao Minuto

20:56 - 18/08/17 por Lusa

Mundo Crise Venezuela

"A direção da ANV e os deputados da Unidade (oposição) não reconhecem nem acatam a dissolução que pretende impor Maduro (Nicolás, Presidente da Venezuela), através da fraudulenta Assembleia Constituinte (AC)", anunciou o parlamento na sua conta na rede social Twitter.

Segundo o parlamento, "o decreto da fraudulenta AC pretende repetir" duas sentenças do Supremo Tribunal de Justiça "para dissolver o poder legislativo".

"O golpe de Estado perpetrado pela AC é o aprofundamento das ações que exerce o regime de Maduro contra a ANV e a Constituição. A AC é nula e os seus atos ilegais e inconstitucionais. A decisão de anulação não será acatada pela ANV, pela comunidade internacional, nem pelo povo", salienta.

Nesse sentido, o parlamento "convoca o povo para amanhã (sábado) pelas 10:00 (15:00 em Lisboa) para uma sessão no Palácio Federal Legislativo".

"Estaremos acompanhados pelo corpo diplomático acreditado no país", sublinha.

A nova Assembleia Constituinte (AC) aprovou hoje, por unanimidade, um decreto em que assume as competências para legislar em matérias até aqui prerrogativas do parlamento venezuelano.

O decreto foi aprovado durante uma sessão em que a direção do parlamento não esteve presente, apesar de ter sido convidada, justificando a ausência para não se subordinar-se à AC, tal como já fizeram outros poderes venezuelanos.

Segundo a AC, o decreto está centrado na "convivência" com o parlamento e faculta àquele organismo competência "para legislar sobre as matérias dirigidas à garantia da preservação da paz, da soberania, do sistema socioeconómico e financeiro, e a preeminência dos direitos dos venezuelanos", assim como "ditar atos parlamentares em forma de lei, vinculados com as referidas matérias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório