Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Há cães azuis na Índia e não é por um bom motivo

Fábrica de detergentes é a responsável por este fenómeno. Despeja resíduos industriais e lixo tóxico no rio Kasadi, onde muitos cães abandonados vão procurar alimentos. Outros animais também estão a ser afetados.

Há cães azuis na Índia e não é por um bom motivo
Notícias ao Minuto

16:04 - 17/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ambiente

Têm surgido cada vez mais casos de cães de cor azul em Mumbai, na Índia. Um fenómeno que tem uma triste explicação.

A responsabilidade é de uma fábrica de detergentes na localidade de Taloja que tem despejado resíduos industriais e lixo tóxico no rio Kasadi. Os detergentes libertados no rio têm um corante azul que justifica a cor que alguns cães estão a adquirir.

O rio Kasadi é um dos locais onde cães abandonados vão procurar alimentos. Há registo de outros animais que também estão a ganhar esta tonalidade. Mas a poluição no rio não tem apenas efeitos na cor dos animais. Já se verificou um caso de cegueira num dos animais.

"A empresa não possui equipamentos de monitorização de poluição do ar ou da água adequados. Isso levou à emissão de descarga de poluentes. Foi enviado um relatório completo para a nossa sede, sendo que uma audiência privada com a empresa deverá decorrer nos próximos dias. Se eles não fizerem os esforços adequados para controlar a poluição, vamos fechá-los", garantiu Jayant Hajare, responsável regional da Comissão de Controlo de Poluição de Maharashtra, ao Hindustan Times.

Entretanto, a fábrica garantiu que já está a monitorizar os níveis de poluição no rio.

A Proteção Animal de Mumbai está também a tentar consciencializar a população local para os efeitos da poluição química nos animais. A maioria dos cães afetados por esta descarga já foi tratada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório