Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Atitude de banhistas contribui para morte de cria de golfinho em Espanha

Caso está a gerar polémica nas redes sociais porque várias pessoas tiraram selfies com o golfinho. Elevado stress terá levado à falência cardíaca do animal.

Atitude de banhistas contribui para morte de cria de golfinho em Espanha
Notícias ao Minuto

19:33 - 16/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polémica

Uma cria de golfinho morreu na passada sexta-feira na praia de Mojácar, em Almeria, Espanha. O golfinho bebé ficou preso na praia e assim que os banhistas o viram não resistiram a aproximar-se, a tocarem-lhe e a tirarem selfies.

O animal acabou por morrer algum tempo depois, provavelmente devido ao elevado stress a que foi sujeito pelos banhistas, segundo a associação de proteção animal de Almeria Equinac.

"Desde que tivemos conhecimento que o animal tinha ficado preso na praia através de uma chamada do 112 por parte dos nadadores salvadores, levámos 15 minutos a chegar à praia. Mas o animal já estava morto", pode ler-se na conta de Facebook da Equinac.

"Os cetáceos são animais muito suscetíveis ao stress, e a sua manipulação, rodearem-nos para tirarem fotos e tocar-lhes, provoca-lhes um choque muito grande que acelera, em grande medida, uma falência cardiorrespiratória que foi o que que aconteceu", afirma a associação.

O caso está a gerar grande polémica nas redes sociais e levou a que surgissem informações de que os banhistas teriam tirado a cria de golfinho da praia só para tirarem selfies com o golfinho. A Equinac esclarece que os banhistas não foram responsáveis pelo facto de a cria de golfinho ter ficado presa na praia, algo que terá acontecido por estar doente ou por a progenitora ter morrido, mas criticaram a atitude dos banhistas.

"Uma vez mais constatamos que o ser humano é a espécie mais irracional que existe. São incapazes de sentir empatia por um ser vivo que está assustado, morto de fome, sem a sua mãe e aterrorizado, porque muitos de vocês, no vosso egoísmo, a única coisa de que querem saber é tirar-lhe fotografias mesmo que o animal sofra com o stress", disse um dos responsáveis da Equinac ao ABC.

A ONG deixa um apelo a quem vir um golfinho ou qualquer outro animal marinho na praia, em dificuldades, para ligar imediatamente para o 112 e evitar tocar no animal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório