Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ucrânia ordena investigação a alegada venda de motores à Coreia do Norte

O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, ordenou hoje uma investigação à alegada venda de motores ucranianos para mísseis à Coreia do Norte, de forma a confirmar que as acusações apontadas a Kiev são infundadas.

Ucrânia ordena investigação a alegada venda de motores à Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

17:53 - 16/08/17 por Lusa

Mundo Petro Poroshenko

"Pouco importa que as acusações contra a Ucrânia sejam absurdas, como parceiros responsáveis devemos verificar cuidadosamente as informações publicadas pelo [jornal norte-americano] The New York Times sobre a alegada entrega de motores para mísseis ou de tecnologia relevante à Coreia do Norte", escreveu o chefe de Estado ucraniano na sua página na rede social Facebook.

"É por isso que ordeno imediatamente (...) a realização de uma investigação exaustiva e completa sobre a situação e a apresentação de conclusões dentro de três dias", acrescentou.

Para Petro Poroshenko, esta investigação vai permitir "confirmar" que as acusações contra a Ucrânia são "invenções", bem como "localizar a verdadeira fonte [das acusações] e as intenções daqueles que estão por detrás destas informações falsas e infundadas".

Na segunda-feira, numa entrevista ao diário norte-americano The New York Times, o grupo de reflexão International Institute for Strategic Studies (IISS) afirmou que era "provável" que os motores dos mísseis norte-coreanos fossem provenientes da Ucrânia.

De acordo com estudos citados pelo diário, os recentes testes de mísseis balísticos norte-coreanos, aparentemente capazes de alcançar o território dos Estados Unidos, foram possíveis graças a compras no mercado negro para mísseis, "provavelmente procedentes de uma fábrica ucraniana".

O jornal avançou que uma empresa ucraniana com o nome Ioujmach, que enfrenta dificuldades financeiras desde a queda do governo ucraniano pró-russo em 2014, tem estado a ser investigada por agências de inteligência e peritos.

Kiev rejeita de forma categórica estas acusações, afirmando que "a Ucrânia não fornece motores de mísseis e outras tecnologias balísticas à Coreia do Norte".

Também tem denunciado uma "campanha" dos serviços secretos russos "para encobrir a participação russa nos programas nucleares e balísticos norte-coreanos".

A oposição ucraniana também já comentou este caso, com a ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko a declarar que, caso se confirme a informação avançada pelo jornal americano, "seria uma catástrofe para a Ucrânia", país que "seria privado do apoio de todo o mundo civilizado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório