Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

ONG acusa jihadistas de deterem dezenas de jovens para lutar na Síria

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) deteve dezenas de jovens nas últimas 48 horas na província de Deir al-Zur, no nordeste da Síria, para os obrigar a lutar nas suas fileiras, denunciou hoje uma organização não-governamental (ONG).

ONG acusa jihadistas de deterem dezenas de jovens para lutar na Síria
Notícias ao Minuto

15:17 - 16/08/17 por Lusa

Mundo Observatório

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, as detenções aconteceram no leste da província, na fronteira com o Iraque, grande parte controlada pelo EI, com os jovens a serem levados para acampamentos do grupo e, posteriormente, para as frentes de batalha.

Estas detenções acontecem quase duas semanas depois do EI ter dado um prazo de sete dias para a mobilização de todos os homens, entre 20 e 30 anos, nas zonas que controla, para se submeterem a um curso religioso e militar.

Os extremistas islâmicos ameaçaram castigar todos aqueles que se negarem a seguir as suas ordens e advertiram que os que não cumprirem as suas instruções serão obrigados a lutar.

Por outro lado, muitos civis continuam a fugir de Deir al-Zur devido a estas detenções, assim como dos bombardeamentos realizados tanto pelos aviões russos como pelos da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, que se intensificaram desde 22 de maio.

Além disso, desde junho as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada encabeçada por milícias curdas e apoiada pelos Estados Unidos, realizam uma ofensiva em Raqa, considerada a capital do califado autoproclamado pelos jihadistas em 2014.

Desencadeado em março de 2011 para reprimir manifestações pró-democracia, o conflito na Síria agravou-se ao longo dos anos, com o envolvimento de diferentes atores regionais e internacionais, assim como de grupos terroristas, num território fragmentado.

A guerra já causou mais de 330 mil mortos e milhões de deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório