Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Algumas pulgas testaram positivo para peste negra no Arizona

Autoridades de saúde pedem cuidados redobrados à população após alguns testes positivos para a peste.

Algumas pulgas testaram positivo para peste negra no Arizona
Notícias ao Minuto

13:43 - 14/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Doença

As autoridades de saúde do estado do Arizona, nos EUA, emitiram um alerta público depois de alguns testes a pulgas terem dado positivo para peste negra, a doença que matou milhões de pessoas durante a Idade Média e uma das pandemias mais devastadoras da história da humanidade.

“O departamento de saúde pública do condado de Navajo alerta o público para que tome precauções no sentido de reduzir o risco de exposição a esta séria doença, que pode estar presente em pulgas, roedores, coelhos e predadores que se alimentem destes animais”, cita a ABC News.

As autoridades informam que a doença pode ser transmitida para humanos “através da picada de uma pulga infetada ou por contacto direto com um animal infetado”. É pedido à população que evitem zonas que possam ter pulgas ou para manterem os animais domésticos dentro de casa.

O CDC (Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos) indica que “nas décadas recentes, há uma média de sete casos humanos de peste por ano [nos EUA]. A nível global, são reportados à Organização Mundial de Saúde entre mil a 2 mil casos por ano, embora o número possa ser maior”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório