Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Adolescente morre após dois dias em centro para viciados em internet

Mãe do adolescente indicou à imprensa que o filho tinha várias lesões internas e externas. Caso está a gerar onda de críticas na China.

Adolescente morre após dois dias em centro para viciados em internet
Notícias ao Minuto

13:09 - 14/08/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo China

Um adolescente chinês de 18 anos morreu 48 horas depois de ter dado entrada num centro de recuperação para pessoas viciadas na internet, de acordo com a imprensa chinesa. O caso está a gerar muita comoção no país, com pedidos para encerrar este tipo de centros ou de, pelo menos, aumentar a sua regulação, impondo também alguma responsabilidade aos pais.

O jovem, que estava num centro em Fuyang, na província de Anhui, terá dado entrada num hospital com várias lesões externas e internas e acabou por morrer. Tinha dado entrada no centro a 3 de agosto e 48 horas depois foi levado para as urgências.

O diretor da instituição e quatro funcionários foram detidos sob suspeita de responsabilidade na morte do jovem e o centro foi fechado enquanto se procedem às investigações.

Este tipo de centros de tratamento, seja para aplacar adições à internet ou a videojogos, tornaram-se muito comuns na China nos últimos anos. Adotam uma disciplina próxima da militar e técnicas muitas vezes abusivas, conjugando “acompanhamento psicológico” com “treinos físicos”, diz o jornal Anhui Shangbao, citado pela BBC.

A mãe do adolescente, Liu, indicou aos jornais que os médicos lhe disseram que o filho tinha mais de 20 ferimentos externos assim como vários ferimentos internos. “O meu filho estava coberto de cicatrizes, da cabeça aos pés… Quando o enviei para lá ele estava bem, como é que pode ter morrido em 48 horas?”, questionou a mãe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório