Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Macron pede que se evite "escalada de tensões" no caso da Coreia do Norte

O Presidente francês, Emmanuel Macron, apelou hoje "à responsabilidade de todos e a evitar qualquer escalada das tensões", após vários dias de retórica agressiva entre Washington e Pyongyang.

Macron pede que se evite "escalada de tensões" no caso da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

13:49 - 12/08/17 por Lusa

Mundo França

Num comunicado, Macron dá conta da sua "preocupação perante o aumento da ameaça balística e nuclear proveniente da Coreia do Norte" e defende que "a comunidade internacional deve agir de modo concertado, firme e eficaz" para levar Pyongyang "a retomar a via do diálogo sem condições".

"Juntamente com os outros membros do Conselho de Segurança", a França pede à Coreia do Norte para "cumprir imediatamente as suas obrigações internacionais e desmantelar, de modo completo, verificável e irreversível, os seus programas nucleares e balísticos".

Macron também garante "a solidariedade da França aos aliados e parceiros" do país na região.

A tensão tem vindo a subir entre Pyongyang e Washington devido aos contínuos testes nucleares e de mísseis norte-coreanos.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que por diversas vezes admitiu a possibilidade de realizar um ataque preventivo contra o regime de Kim Jong-un, prometeu esta semana responder com "fogo e fúria jamais vistos" às ameaças da Coreia do Norte.

Pyongyang retaliou e anunciou um plano para atacar a ilha de Guam, território norte-americano no Pacífico onde se encontram estacionados caças-bombardeiros que o Pentágono envia regularmente para a península coreana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório