Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Soluções militares estão plenamente operacionais, preparadas e armadas"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou hoje a ameaçar a Coreia do Norte e disse que a opção militar está pronta para ser acionada.

"Soluções militares estão plenamente operacionais, preparadas e armadas"
Notícias ao Minuto

13:26 - 11/08/17 por Lusa

Mundo Donald Trump

"As soluções militares estão plenamente operacionais, preparadas e armadas, para o caso de a Coreia do Norte se comportar imprudentemente. Espero que Kim Jong-un [líder da Coreia do Norte] opte por outro caminho", escreveu o presidente norte-americano na sua conta no Twitter.

A declaração insere-se numa escalada da retórica entre Washington e Pyongyang.

Por seu turno, a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte, sediada em Pyongyang, emitiu esta manhã uma aviso feito pela Coreia do Norte aos Estados Unidos.

“É uma tragédia que os comportamentos imprudentes e histéricos possam reduzir o continente americano a cinzas”, informou a KCNA.

“Os Estados Unidos e as suas forças vão pagar com as mais severas sanções as provocações contra a Coreia do Norte”, avisou ainda o regime de Kim Jong-un.

Na terça-feira, Trump ameaçou o regime da Coreia do Norte com "fogo e fúria nunca vistos" se Pyongyang persistir nas ameaças aos Estados Unidos.

Em resposta, os norte-coreanos disseram estar a preparar planos para atacar a base norte-americana em Guam, 3.430 quilómetros a sudeste da Coreia do Norte.

China pede moderação a Washington e a Pyongyang

Entretanto, a China pediu hoje aos Estados Unidos e à Coreia do Norte para "mostrarem prudência" e "agirem mais ativamente" visando acabar com "uma situação tensa", após nova escalada verbal entre Washington e Pyongyang.

"Apelamos a todas as partes para mostrarem prudência nas suas palavras e ações e a fazerem mais para atenuar as tensões", declarou Geng Shuang, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, num comunicado.

Devem esforçar-se para "aumentar a sua confiança mútua em vez de recorrerem a velhas receitas que consistem em encadear demonstrações de força", adiantou o governo chinês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório